No mês de outubro, inicia-se a campanha Outubro Rosa, que visa informar, conscientizar e diagnosticar precocemente o câncer de mama. Conheça mais sobre a campanha no texto.
O câncer de mama é considerado um dos 5 tipos de câncer que mais matam no mundo. A taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul do país, com 12,64 e 12,79 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente (INCA, 2022).
A campanha Outubro Rosa tem como objetivo principal alertar e conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama – e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
O sintoma mais fácil de ser percebido é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor, além de secreção com sangue pelo mamilo e mudanças na forma ou textura do mamilo ou da mama.
O ideal é que cada uma conheça detalhadamente as suas mamas, desta forma, qualquer alteração pode ser facilmente notada.
É importante lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, em todas as faixas etárias podem aparecer nódulos benignos, que também vão precisar de tratamento, por isso é importante consultar um profissional de saúde.
Toda mulher com mais de 40 anos deve realizar o exame clínico das mamas anualmente, enquanto mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos.
O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não haja sintomas, apesar de fácil identificação, o câncer de mama pode ser uma doença silenciosa.
Autoexame
O autoexame é uma das primeiras técnicas de precaução e é recomendado para toda mulher a partir dos 20 anos de idade. Após a menopausa deve ser realizado mensalmente a fim de detectar alterações na mama.
O exame deve ser realizado sete dias após o início da menstruação, e pode ser feito em frente ao espelho, em pé ou deitada.
Em frente ao espelho:
- Posicione-se em frente ao espelho;
- Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos;
- Coloque as mãos na cintura fazendo força;
- Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;
- Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.
Em pé (pode ser durante o banho):
- Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;
- Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;
- Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas;
- Sinta a mama;
- Faça movimentos circulares, de cima para baixo;
- Repita os movimentos na outra mama.
Deitada
- Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita;
- Sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão;
- Apalpe a metade externa da mama (é mais consistente);
- Depois apalpe as axilas;
- Inverta o procedimento para a mama esquerda.
Seguro de Vida
O seguro de vida pode ser um grande aliado na luta contra o câncer de mama, isso porque atualmente as seguradoras oferecem apólices voltadas especificamente para mulheres que se diagnosticadas com a doença podem usar o seguro em vida e custear o tratamento.
Além de cobrir casos de câncer de mama, o seguro de vida oferece também proteção para câncer no útero ou ovário e pode com coberturas que contam com reembolso de despesas médicas e hospitalares; antecipação do pagamento em caso de doença terminal, dentre outras coberturas.
Garanta proteção para você e sua família com a Belcor. Entre em contato com nossos corretores e faça uma cotação.